segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

São Paulo, uma cidade irregular

Foi com muita tristeza que vi, através da televisão, o desabamento do teto da sede da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Como advogado que sou e também vereador desta cidade, sei que é obrigação da polícia apurar responsabilidades tanto da igreja como também dos órgãos públicos. Sou evangélico há 50 anos e estou na vida pública há 26 e nunca usei o meu mandato para defender qualquer irregularidade. Porém não posso concordar que o Poder Público fiscalize somente a Igreja Renascer ou somente os templos evangélicos. A lei deve ser igual para todos. Temos lido através da imprensa que grandes shopping centers estão funcionando sem a devida regularização.

Se a prefeitura fiscalizar templos, casas de shows, comércio, indústria, clubes, etc., usando o rigor da lei, não tenho dúvida de que fechará mais de 90% desses estabelecimentos. Devo lembrar que as igrejas evangélicas, através de suas pregações, têm restaurado vidas, casamentos, recuperado bêbados, viciados em todo o tipo de droga. Têm transformado homens e mulheres que viviam na prostituição em pais e mães de família. E foram poucas as vezes que aconteceram acidentes desse tipo. Não quero, com isso, defender nenhuma irregularidade, mas pergunto: Por que o rigor da lei apenas com os templos evangélicos? Todos sabemos que São Paulo é uma cidade irregular. Vamos fiscalizar todos, sem exceção, para evitar discriminação religiosa ou até perseguição. Vamos, juntos, fazer de São Paulo uma cidade regularizada.

Fiscalização ou perseguição?

Carlos Apolinario

Estou estarrecido ao ver a forma como a imprensa de São Paulo vem tratando um episódio lamentável, que deixou toda a comunidade evangélica entristecida. Estão transformando esse lamentável acidente em uma campanha contra as igrejas evangélicas, cobrando do Executivo uma fiscalização em todas as igrejas e também colocando repórteres nas ruas para fiscalizar os locais de culto. Em nota anterior, já disse que não defendo nenhuma irregularidade. Porém pergunto: Por que essa campanha contra as igrejas? Não seria mais prudente aguardar o resultado do inquérito policial aberto para apurar as causas do desabamento do teto da Igreja Renascer em Cristo?

Quero relembrar que São Paulo é uma cidade irregular. Por isso, além de fiscalizar, por que não fazermos uma campanha de conscientização para que todos os estabelecimentos comerciais, industriais e também as igrejas se regularizem? Barack Obama, em seu discurso de posse, chamou a atenção do mundo, dizendo que pessoas de todas as raças, de todos os credos religiosos, ricos e pobres, superássemos nossas diferenças e construíssemos um mundo melhor. Nesse sentido, como evangélico e vereador, continuo defendendo a liberdade de imprensa. Mas não posso ficar calado diante do que tenho lido, ouvido e visto nos jornais, rádios e emissoras de televisão.


Carlos Apolinario, líder do Democratas na Câmara Municipal de São Paulo, foi deputado estadual três vezes, presidente da Assembléia Legislativa, governador do Estado por dez dias e deputado federal. Exerce o terceiro mandato de vereador na cidade de São Paulo.



Carlos Apolinario,
Líder do Democratas na Câmara Municipal de São Paulo.

Fonte: www.carlosapolinario.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Pior é quem não gosta da Renascer, sabe que isso não é verdade, e toma isso como se fosse por má fé.