segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Multidão de Jovens participa do SOS da Vida 2008



Festival evangelístico reuniu 10 mil pessoas e teve expressiva quantidade de salvação e batismo

Limeira, São Bernardo, Guarulhos, Santos, Itu foram algumas das cidades representadas pela multidão de jovens que participou da 17ª edição do SOS da Vida Gospel Festival. O evento, que aconteceu durante todo o sábado, 13/12, foi um dos maiores realizados, onde, desde cedo, uma fila quilométrica se formava ao redor do Sambódromo do Anhembi, em são Paulo.

Com abertura dos portões às 14h, milhares de jovens lotaram a frente do palco e as arquibancadas na expectativa de assistir ao maior evento de música gospel do planeta. Importantes nomes do cenário musical brasileiro passaram pelo palco do SOS da Vida, que este ano realizou paralelamente competições de esportes radicais e exibições de street dance.

Idealizado pelo Apóstolo Estevam Hernandes, que participa de todos as edições trazendo mensagens da Bíblia, O SOS da Vida é um socorro aos milhares de jovens presos pelas drogas, depressão e marginalizados pela falta de perspectiva. “O grande sentido desse evento é levar Jesus Cristo para essa juventude que Deus ama e deseja restaurar”, afirmou o líder da Igreja Renascer.




O evento atraiu jovens de faixas etárias diferentes, com gostos musicais diversos e as mais variadas tribos, que vieram ver, ouvir e curtir letras que falam de paz, esperança e do amor de Deus. “Sou novo convertido e estou aqui pela primeira vez, participando e me apresentando com minha banda. Para mim está sendo uma honra muito grande”, declarou Felipe, 20, vocalista da Plus Salvation, que tocou logo no início das apresentações e também agradou a platéia.

Jovens adorando ao Senhor

Apesar da alta qualidade da música e da diversidade de ritmos apresentadas por 19 bandas e cantores gospel, como rock, reggae, hardcore, axé, RAP e Hip hop, além das danças e das rampas de skate, não foi tudo isso que uniu a multidão de jovens que esteve no SOS X-treme Games, mas o mesmo espírito de buscar e adorar a Deus.

Esse sentimento estava estampado no semblante e em camisetas com o nome de Jesus e frases como: Jovens adorando ao Senhor. A visão era a de um verdadeiro exército de Deus, que empunhava mensagens pacíficas para anunciar a fé e nova vida que milhares de jovens passaram a experimentar em eventos como esse. “Minha vida mudou radicalmente. Hoje não sou mais alienado, não uso drogas, como diz a Bispa Sônia, para mim há bom futuro”, alegra-se a jovem Camila Bueno, 22, que aceitou Jesus no SOS da Vida de 2007, realizado no PlayCenter, em São Paulo.

Alegria e descontração eram os principais ingredientes do SOS. Perucas coloridas, máscaras, cabelos estilo moicano, patins e bicicletas, cornetas e apitos davam o tom da disposição da moçada, que chegava preparada para ficar até o final da festa, prevista para terminar após as 22h. “Dentro da minha mochila tem até um cobertor”, contou Letícia Vasconcelos, 18, que veio de Guarulhos.

Desfile do melhor som gospel

A primeira música a ser apresentada no palco do SOS foi o reggae “Deus é tão bom”, do cantor João Carlos, que embalou a galera que começava a chegar para o festival. A partir daí a animação tomou conta do sambódromo, com uma seqüência de músicas e ritmos contagiantes. Como destaque, a banda do Projeto Amar, que com seu axé agitou a moçada que repetia as coreografias feitas pelo grupo.

O rock teve um lugar de destaque com as apresentações das bandas Militantes, Código C, Praise Machine, Katsbarnea e Resgate, que tem quatro bispos como integrantes, sendo a única banda no segmento a ter essa formação. “Dizem que somos a maior banda de bispos do mundo, mas é porque só existe a gente”, brinca o Bispo Zé Bruno, vocalista e guitarrista do Resgate.

O Renascer Praise que acaba gravar seu 15º álbum, surpreendeu ao fazer o lançamento do CD “Reinando em Vida” para o público presente ao SOS. Antes de cantar as músicas do novo disco, o grupo, sob a liderança da Bispa Sônia Hernandes, apresentou um pout pourri com as canções mais marcantes em 15 anos de trajetória do Renascer Praise, considerado um dos mais importantes do gospel brasileiro.

Filhas de pastor, as irmãs roqueiras Alyssa, Rebecca e Lauren, que formam o trio BarlowGirl, chegaram cedo ao Sambódromo, onde fizeram reconhecimento de palco e passagem do som. Pela primeira vez no Brasil, a banda canta e toca a maioria de suas mensagens cristãs em estilo hardcore. Última a se apresentar no palco do SOS da Vida, a banda preparou uma seqüência de 11 canções, entre elas, as conhecidas “Mirror”, “I Need You To Love Me” e "Never Alone" cantadas também pela platéia.

Pela primeira vez no Brasil, a banda americana é uma das mais conceituadas dos Estados Unidos. A BarlowGirl se tornou a melhor banda estreante em vendas, ganhou vários prêmios e teve a música “Never Alone”, considerada a canção do ano de 2004, por mais tempo em primeiro lugar nas paradas de sucesso nas rádios e discos.




Show e adrenalina

Pistas de skate montadas ao lado do palco trouxeram os apaixonados pelo esporte, que com seus carrinhos movimentaram ainda mais o evento. Para participar da aventura, o skatista Fábio Rodolfo, 24, saiu da cidade de Limeira junto com a amiga Kátia Alves, 14. “É maravilhoso estar aqui hoje”, declarou o jovem que já havia experimentado a rampa. Para Kátia, que como o amigo estava no SOS pela primeira vez, a experiência foi muito boa. “Estou achando demais... Adoro, skate”, contou.

Um grupo de amigas da Renascer Tremembé também estavam fascinadas com o evento. As mais empolgadas eram Júlia Andrade, 19, e Marina Amorim, 15, que estavam ansiosas para ouvir a banda americana BarlowGirls. “Precisamos pegar um autógrafo delas”, repetiam. No final da apresentação os fãs da banda não ficaram frustrados, já que as cantoras fizeram questão de autografar os CDs e camisetas do grupo.

Quem ama espera

A Campanha Quem Ama Espera, anunciada diversas vezes no palco do SOS pelo Bispo Leandro Miglioli, um dos apresentadores do show, nasceu como resposta contra a imposição da libertinagem sexual amplamente defendida e divulgada pela mídia.

A campanha, dirigida especialmente aos jovens, os convida a ter uma vida de santidade ao praticar sexo só depois do casamento, como citou o Bispo Miglioli, líder geral dos jovens da Igreja Renascer: “sem santidade ninguém verá a Deus”.

A realização do evento no Sambódromo, cenário que abriga eventos de forte apelo sexual como o carnaval, representou a disposição em mostrar ao público jovem que existem valores diferentes e saudáveis, que mesmo vistos como “caretas”, são possíveis de serem assimilados.






Renascendo em Cristo

Desde que o SOS da Vida tem sido realizado, milhares de jovens já aceitaram Jesus pela ministração da Palavra feita pelo Apóstolo Estevam, que usa linguagem simples e acessível para falar de Jesus. Com isso, o evangelismo, que é o principal objetivo do evento, tem sido alcançado a cada ano, como nesta edição, quando 252 jovens se converteram e 36 foram batizados nas águas.

A forte ligação do Apóstolo com a juventude, desde o início de seu ministério, fez com que desejasse realizar um evento musical com a mesma qualidade dos seculares, para levar mensagens contrárias às do mundo, que pregam violência, uso de drogas e sexo indiscriminadamente.

O resultado desse trabalho, que reúne mais de uma centena de pessoas em sua preparação, pode ser aferido no próprio evento, que recebe jovens que anteriormente passavam por problemas com vícios, familiares, sentimentais e emocionais e hoje experimentam uma nova vida. “Tudo mudou desde que fui convidado para participar de um SOS há 5 anos”, afirma Paulo Santiago, 26. “Hoje sou uma nova pessoa, mais feliz e sem fantasmas do passado”.

Para o pastor Felipe Lopes, 23, como nos anos anteriores, esse SOS da Vida X-treme Games surpreendeu o público, “pois tivemos a melhor estrutura que um show pode ter: palco, som, luz, cenografia, tudo de primeira linha”. Líder do Projeto Amar, Felipe acredita que toda a estrutura do evento contribuiu para o resultado recorde de 252 salvações e 36 batismos. “Foi um dia de muita alegria, paz, curtição... Agora já estamos nos preparando para o SOS da Vida 2009 e com certeza será ainda melhor”, profetizou.

Assessoria de Imprensa: Pra. Adriana Bernardo
Colaboração: Aline Bernardo

Nenhum comentário: